Rua Marechal Floriano Peixoto, 426

ouvidoria@saosebastiaodocai.rs.gov.br

(51) 3635 2500

Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul

Endereço: Estrada Maçonaria, Bairro Conceição, São Sebastião do Caí, RS.

O Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, iniciou em 1982, quando foi adquirido o terreno, em 1º de maio de 1985, foi levada a 1ª Imagem de N. S. Aparecida para o oratório, onde foi celebrada a 1ª Santa Missa.

A primeira imagem foi trazida por Adão da Silva (falecido), que queria fazer uma capelinha de Nossa Senhora Aparecida, na sua idéia seria uma grutinha, colocada em frente a sua casa. Adão como caminhoneiro, conhecia várias cidades onde existia muita fé.

O Padre Ernesto pensava em criar um movimento na localidade que aumenta a religiosidade popular através de caminhadas de fé. Então juntou-se as duas idéias e foram em busca de uma área para abrigar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Foi adquirido a área de mais de 14 hectares em cima do morro que se ergue logo após a vila.

Na entrada do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, observa- se a homenagem o Pe. Ernesto Zanatta, que anunciou em 1983, aos irmãos de fé em Cristo a aquisição da área de terras de 140.344m², localizada a 935m da faixa 122, hoje RS 122, a 56 km da Capital do Estado, com vista e posição geograficamente privilegiada, denominando o futuro “Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul”. Assim deu inicio com a generosidade do povo Caiense de 450 famílias da comunidade paroquial entre devotos e leigos, animados pelo espírito Mariano, foi escriturado a Mitra diocese de Porto Alegre. O Santuário vem recebendo benfeitorias e tendo como meta o TEMPLO de fé e oração estará sendo entregue a comunidade, sendo construído com doações de fieis.

“Os fiéis tem o direito de fundar e dirigir associações para fins de caridade, ou para favorecer a vocação cristã no mundo, e de se reunirem para a consecução comum dessas realidades” (Pároco Pe. Ernesto Zanatta)

O Santuário abriga um restaurante com capacidade aproximada para mais de 600 pessoas sentadas, o pavilhão tem aproximadamente 1700m², com 4 buffets, acessibilidade, segurança, banheiros. Os agendamentos e reservas podem ser feito antecipadamente e em tempos de festa o restaurante esta aberto integralmente.

PRINCIPAIS EVENTOS:

– Abril – Volks Camp ( Encontro de fuscas e derivados).
– Maio: 3º Domingo, Romaria e Festa da Família
– Outubro – Romaria e Festa de Nossa Senhora Aparecida

O Santuário possui um amplo espaço de lazer e entretenimento, com churrasqueira e bancos. Quem quiser pode levar sua cadeira e sua churrasqueira também, só não é permitido som, pois o local é para meditação, para caminhadas, em meio ao ar livre de natureza exuberante, fauna e flora privilegiada e conta com uma lagoa luminosa. Infraestrutura de água, luz, estrada de fácil acesso, pracinha junto a praça das bandeiras, para diversão das crianças, banheiros.

Na entrada do Santuário um amplo estacionamento para carros, vans, ônibus, após o estacionamento inicia a área de lazer, o divertido fusca azul para tirar fotos foi doação do Grupo de Carros Antigos de São Sebastião do Caí.

No mirante a vista privilegiada ao Bairro Conceição e a RS 122, e no silêncio e na escuridão da noite a grande Cruz Ilumina com 40m de altura e 12 de largura, abençoam a todos do alto do morro. Localizada a 72 km de Caxias do Sul e a aproximadamente 61 da Capital Porto Alegrense.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecido do Sul de São Sebastião do Caí, abriga hoje, um Parque com diversas atividades aberto diariamente a disposição de toda a comunidade e visitantes, um local de fé, devoção, caridade, reflexão, que te recebe todos os dias de braços abertos.

Secretária: Adriana Isabel de Melo

Fone: 51 3536 1432 ou 51 98321 6930
E-mail: paroquiansconceicao@ig.com.br

Lei Paulo Gustavo