Rua Marechal Floriano Peixoto, 426

ouvidoria@saosebastiaodocai.rs.gov.br

(51) 3635 2500

Cicloturismo Cahy

Você está convidado(a) a conhecer belas paisagens, percorrendo diferentes caminhos que são cheios de cultura e história do município de São Sebastião do Caí.

O nome Cahy remete ao nome indígena do nosso Rio Caí – Cahy – Rio da Mata. Os diferentes caminhos fazem alusão à fruta símbolo do município, a bergamota, e, também a flor símbolo, o lírio amarelo.

Roteiros pensados com 3 níveis de dificuldade, todos circulares, passando por vias públicas e com sinalização permanente do trajeto especificando a rota e trajeto escolhido conforme a cor das placas, e informando total percorrido e distancia restante até o ponto de chegadas na Praça municipal. Ao lado seguem os links para as rotas no STRAVA e downloads das rotas em GPX, para possibilitar utilização de GPS como guia extra na sinalização.

Abaixo uma descrição de cada rota para ajudar na escolha.

Rota Amarela – Lírio Amarelo

Rota Laranja – Bergamota Caí

Rota Vermelha – Bergamota Ponkan

Recomendações

  • Escolha o caminho mais adequado à sua capacidade física.
  • Tenha atenção a sinalização de transito para evitar acidentes.
  • Atenção a sinalização de direcionamento do trajeto, as placas estão apenas em pontos onde é necessária a conversão. (ser não ver a placa direcional não saia da estrada principal).
  • Planeje sua atividade: leve água, lanche e o necessário para seu deslocamento.
  • Descarte seu lixo de forma correta.
  • Ajude a preservar o meio ambiente.

RESPEITE A COMUNIDADE LOCAL

Ao longo do caminho, você vai encontrar prédios históricos, árvores frutíferas, plantações de hortaliças e flores. Lembre-se que esse é o sustento dos agricultores do município. Não colha sem autorização.

Rota do Lírio Amarelo


Rota demarcada com placas na cor amarela, trajeto iniciante com menor altimetria. O trajeto tem 23,5km de extensão com 187m de elevação acumulada. Não existe tempo para percorrer o roteiro, mas em um ritmo tranquilo de pedalada levasse em torno 1h:30m para percorre-lo, passando por algumas plantações pomares da região. Ponto de atenção no trecho final por ser uma via com maior fluxo de veículos.

Altimetria Rota do Lírio Amarelo


 

Rota da Bergamota Caí

Rota demarcada com placas na cor laranja, nível intermediário.

O trajeto tem 43km de extensão com 628m de elevação acumulada. Com um tempo estimado de 3hrs para ser percorrido, passa no Cais do Porto, algumas empresas centenárias do Município, antiga ponte de ferro, muitos locais bonitos, natureza e Igrejas. Tem um nível de dificuldade maior por passar por algumas subidas de estrada de chão. Ponto de atenção bairro conceição onde os ciclistas terão de cruzar a rodovia ERS122, para continuar a rota.

Altimetria Rota da Bergamota Caí

Rota da Bergamota Ponkan

Rota demarcada com placas na cor vermelha, trajeto mais avançado com mais subidas.

O trajeto tem 42,3km de extensão com 864m de elevação acumulada. Tempo estimado de 3hr30m. É a rota mais exigente pois vai passar por várias subidas e descidas, algumas que exigem um mínimo domínio da bicicleta. Passagem por belas paisagens e visão da produção agrícola e agroindustrial da cidade são os destaques da Rota.

Altimetria Rota da Bergamota Ponkan