Igreja Evangélica Luterana
Endereço: Rua Cel. Paulino Teixeira, n º 445, Navegantes, São Sebastião do Caí, RS.
Em 1863 alguns imigrantes alemães vieram se estabelecer na vila que hoje se transformou na cidade de São Sebastião do Caí. Trouxeram junto a Bíblia e o Hinário (livro de cantos e orações) nos quais encontravam conforto e ânimo para o enfrentamento dos desafios na nova terra. Não se tem um número preciso de quantas pessoas foram.
Logo decidiram formar uma pequena comunidade (19 de novembro de 1869). Em 12 de fevereiro de 1876, foi inaugurado o primeiro templo, que era de madeira. O pastor de Linha Nova, P. Heinrich Hunsche vinha atender a comunidade recém-fundada. Em 1883, numa humilde casa, (perto do templo atual) foi fundada a Escola Evangélica que mais tarde, em 1920, ganhou um novo prédio, agora com o nome: Escola Duque de Caxias.
Em 19 de novembro de 1899 foi inaugurado o templo atual. Sobre o altar, do templo atual, está a cruz, que estava no alto, no primeiro templo. Em 1904 foram inaugurados os sinos, os quais têm a seguinte inscrição, em língua alemã: Grande: “Paz na terra”, no Médio: “Na angústia, clamai a mim”; Pequeno: “Glória a Deus nas alturas”. São muitos os vitrais, alguns de compreensão simples, pois são símbolos bíblicos, como cruz, Bíblia, barco, vela, pão, cálice. Outros vitrais referem-se á passagens bíblicas. Foram doados por famílias da comunidade entre os anos de 1936 até 1949, como forma de preparação para o Jubileu de 50 anos de Fundação da Comunidade.
Os imóveis da comunidade foram doados por moradores que residiam na redondeza. Pelo menos uma parte, onde está o Centro Comunitário foi doado pelo Sr. Karl Mansfeld. A uma galeria dentro da Igreja, onde estão os pastores que atuaram nesta Paróquia (comunidade) e o tempo de atuação. Esta galeria pode ser apresentada quando nossa igreja for visitada.
A OASE – Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas é um departamento da comunidade que tem como lema: Comunhão, Testemunho e Serviço, e tem encontros regulares e se reúne dentro deste lema acima proposto, sempre assumindo os desafios que a vida coloca. É formado por mulheres evangélicas de confissão luterana, mas de caráter ecumênico, isto é, aberto a acolher mulheres de outras confissões religiosas.
A Igreja Luterana é uma igreja evangélica (protestante), cuja origem vem das manifestações de protesto contra as práticas de príncipes, reis e igreja católica romana, quando iniciou o movimenta da Reforma, em 1517. O nome “Luterana” deriva de Martim Lutero um ex-padre católico que viveu na Idade Média (1483 á 1546). A IECLB tem como base de sua confessionalidade as Sagradas Escrituras, Confissão de Ausgburgo, O Catecismo Maior e Menor e muitos outros escritos, que fundamentam nossa fé nos Três Pilares da Reforma Protestante: Somente pela Graça, Somente pela Fé, tendo Cristo como Único Mediador entre Deus e o ser humano. Pois isso também a ausência de imagens e santos em nossos templos.
A Comunidade Evangélica de São Sebastião do Caí, juntamente com a Comunidade Evangélica do Matiel, fazem parte da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em São Sebastião do Caí.
Atrativos: A IECLB de São Sebastião do Caí, foi considerada a mais bela Igreja do final do século 19 inicio do século 20 (informação: Renato Klein), local de fé, oração, devoção, mensagens, benção da Pastora, brechó da comunidade.
PRINCIPAIS EVENTOS:
Kerb: É uma festa tradicional e que acontece anualmente como forma de lembrar e testemunhar a caminhada com Deus desde a fundação da comunidade. Portanto, em 2015, festejou-se 146, desde a fundação e aconteceu em 18 de outubro. A proposta é sempre festejar no dia mais próximo do aniversário de fundação, no entanto, imprevistos legais acontecem, ex. eleições, por isso precisa-se de flexibilidade.
Fone: 3635-1531
Plantão da Secretaria: Das 13h às 17h.