Sine

O QUE É O SINE?

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego, viabilizado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Operacionalizado nas agências FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social) /SINE, oferece os serviços de Seguro-Desemprego formal e doméstico, Intermediação de mão de obra e CTPS(Carteira de Trabalho e Previdência Social).

A Agência FGTAS/SINE – SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ  possui um Termo de Cooperação Técnica com a FGTAS.

LOCALIZAÇÃO E ATENDIMENTO

Casa da Cidadania

Rua Marechal Floriano Peixoto, 426 – Centro

São Sebastião do Caí – RS – Brasil

95760-000

Fone: (51) 3635-2500 ramal 4027

Horários de atendimento:

Segunda a Quinta – das 8:00 às 11:30 / 13:15 às 16:30 Sextas – turno único das 07:30 às 13:00

E-mail: sscai@fgtas.rs.gov.br

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Agência FGTAS/SINE – SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ

Trabalhadores podem se candidatar às oportunidades de trabalho, pessoalmente, na FGTAS/SINE – SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ, portando Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física ou CTPS digital (não obrigatória).

Os trabalhadores que procuram as Agências FGTAS/SINE para vagas de emprego são cadastrados no Portal Emprega Brasil. O sistema dispõe de informações sobre as exigências dos empregadores ao disponibilizarem as vagas nas Agências FGTAS/SINE.

Ao fazer o cadastro, os trabalhadores são encaminhados a uma vaga de emprego, de acordo com o seu perfil e o das vagas existentes.

Portal Emprega Brasil

No Portal Emprega Brasil, podem ser realizados o cadastro para vaga de emprego e a consulta das vagas disponíveis. Para efetuar estes procedimentos é necessário obter senha de acesso ao Portal Emprega Brasil, clique em “cadastrar”. As informações são validadas no cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Para verificar as vagas disponíveis e efetuar o cadastro clique aqui https://empregabrasil.mte.gov.br/

Aplicativo Sine Fácil

Através do Aplicativo Sine Fácil é possível se candidatar às vagas de emprego, agendar entrevistas com empregadores e acompanhar a situação do benefício do Seguro-Desemprego.

Para acessar as informações é necessário entrar com cidadao.br https://sso.acesso.gov.br/ ou obter uma chave de acesso (QRCode) através do portal de serviços do Ministério do trabalho https://servicos.mte.gov.br ou em uma agência do SINE.

Acesse o nosso passo a passo para maiores informações: https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo.

EU QUERO ANUNCIAR UMA VAGA

Se você deseja anunciar vagas de empregos entre em contato por telefone (51) 3635.2500 Ramal 4027 ou através do e-mail: sscai@fgtas.rs.gov.br

O Serviço é gratuito.

AGENDAMENTO DO SEGURO DESEMPREGO

O trabalhador pode realizar o encaminhamento do Seguro-Desemprego totalmente pela internet acessando o site www.gov.br ou através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital que pode ser baixado no Play Store.

Os encaminhamentos do Seguro-Desemprego QUE PODEM ser realizados pela internet, são aqueles em que o motivo da dispensa tenha sido SEM JUSTA CAUSA (códigos 01/SJ2/RA2). Esse código pode ser localizado no Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, campo 27.

Os demais casos precisam ser encaminhamos PRESENCIALMENTE na Agência FGTAS/SINE – SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ.

Escolha agora, a melhor data e horário para agendar seu atendimento:

Pelo TELFONE (51) 3635-2500 ramal 4027 ou

Pela INTERNET acessando o link abaixo:

https://fgtas.rs.gov.br/carta-de-servicos/servicos?servico=627

A habilitação do requerimento está condicionada ao preenchimento de requisitos estabelecidos pela legislação do Seguro-Desemprego e exige a presença do trabalhador na Agência FGTAS/SINE.

Entre estes requisitos está a obrigatoriedade de o trabalhador passar por processo de intermediação de mão de obra. Não havendo uma vaga compatível com seu perfil o benefício será liberado. A procura por nova vaga de emprego é obrigatória em todos os requerimentos.

Documentos necessários:

1. Requerimento do Seguro-Desemprego;

2. Carteira de Trabalho Digital (não obrigatório);

3. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT;

4. Termo de Homologação ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho;

5. Comprovante do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS (saque ou extrato);

6.Documento de identificação com número do CPF.

Em caso de encaminhamento com SENTENÇA JUDICIAL os documentos necessários são os seguintes:

1. Sentença judicial ou equivalentes (alvará, ata de audiência com decisão ou homologação de acordo ou força de alvará, certidão judicial, mandado judicial);

2. Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou CTPS Digital (não obrigatório);

3. Documento de identificação com número do CPF

Prazo do encaminhamento:

Contado a partir da data da demissão, homologação ou decisão judicial:

– Seguro-desemprego formal – 07 a 120 dias;

– Seguro-desemprego doméstico – 07 a 90 dias;

Abaixo disponibilizamos a Cartilha do Ministério da Economia que contém o passo a passo do encaminhamento do Seguro-Desemprego pelos meios digitais.

https://portalfat.mte.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/Cartilha-SD100WEB-02MAR2020-002.pdf

Salientamos que o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é de competência do Ministério da Economia e que problemas técnicos nessa plataforma não são de responsabilidade da FGTAS/SINE – SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ e podem ser relatados no link abaixo.

https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/pt-br/canais_atendimento/formulario-de-contato

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou de natureza doméstica.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS, Android e Web.

Desde 13 de dezembro de 2019, a emissão do documento é efetuada somente por meio digital.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple ou Play Store do Android) ou acessar via Web, por meio do link: https://servicos.mte.gov.br/

Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, pode usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A novidade promove a agilidade na solicitação do documento e o acesso à informação de qualificação civil e de contratos de trabalho, através da integração de diversos bancos de dados do Governo Federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Com a Carteira de Trabalho Digital habilitada pelo trabalhador, basta apresentar o número de CPF para que a empresa o contrate. Não será mais necessária a apresentação da CTPS física (caderninho azul).

Os benefícios da Carteira de Trabalho Digital serão:

  • Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
  • Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
  • Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

BAIXE AGORA

Play Store:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital

App Store:

https://apps.apple.com/br/app/ctps-digital/id1295257499

Site do Governo Federal:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho-e-previdencia-social

Perguntas frequentes:

empregabrasil.mte.gov.br/duvidas-frequentes-ctps-digital/

Política de Privacidade:

empregabrasil.mte.gov.br/politica-de-privacidade/