CAPS inaugura novo espaço para atendimento exclusivo de crianças e adolescentes

Foi inaugurado na manhã dessa segunda-feira, 5 de abril, um novo espaço, exclusivo para acolher as crianças e adolescentes atendidos pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município de São Sebastião do Caí.
O novo local, fica na Rua Coronel Paulino Teixeira, 947, no centro da cidade, fica próximo à Escola Felipe Camarão, ao lado do Sindicato Rural. É muito mais espaçoso, arejado e conta com salas de atendimento individual, atividades em grupo, atendimento com Psiquiatra, Psicólogas, Neuropsicopedagoga e Fonoaudióloga. Além disso o PIM, programa Primeira Infância Melhor, também passa a atuar nesse endereço. Dessa forma vamos unir toda a rede de atendimento Psicossocial.
Os CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, são serviços destinados a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares.
O município de São Sebastião do Caí, possui um CAPS1: modelo de atendimento em saúde mental oferecido por municípios que possuem entre 20.000 e 70.000 habitantes.
No intuito de qualificar a enorme demanda por atendimento de saúde mental no município, foi necessário ampliar a área física do CAPS Ancoragem e estamos oferecendo agora um espaço físico exclusivo para atender crianças e adolescente num ambiente mais adequado direcionado às necessidades desses pacientes, operando com uma equipe especializada em saúde mental infanto-juvenil.
Vale ressaltar que o atendimento aos pacientes adultos continuará acontecendo no endereço da Rua Pinheiro Machado, número 509, no centro da cidade, e que o agendamento das consultas continua centralizado no CAPS ANCORAGEM, apenas o atendimento das crianças e adolescente será no novo endereço.