PLANO MUNICIPAL DE TURISMO É APRESENTADO

Na noite da última segunda-feira, dia 27 de setembro, aconteceu a cerimônia de entrega do Plano Municipal de Turismo de São Sebastião do Caí, nas dependências do restaurante especializado em gastronomia húngara “A Canga”.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, através do Secretário Cristiano Liell e da Coordenadora do Turismo Alessandra Cerveira, contou com a presença do Prefeito Municipal Júlio Campani, da primeira dama Diana Campani, do Vice Prefeito Mozar Hoff e sua esposa Sra. Denise Hoff, da Secretária Municipal Valéria Vier Hartmann, da Presidente do COMTUR, Angélica Kussler, do Gerente Regional do SEBRAE, Marco Aurélio Copetti, da Consultora do SEBRAE, Sra. Ivane Fávero (de forma virtual) e do Sr. Rubem Schollmeier, Analista de Articulação de Projetos do SEBRAE, entre outros convidados.

O Plano Municipal de Turismo foi construído com a participação da comunidade caiense em parceria com o SEBRAE e COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), onde foram elencadas as forças e fraquezas de nosso setor turístico, ameaças e oportunidades, através dos quais foi construído um plano de ações para suprir as necessidades e alcançar os objetivos.

Segundo o secretário Cristiano Liell, “em 2021 o turismo em São Sebastião do Caí criou vida saiu da inércia em que se encontrava, para vislumbrar novos ares.”.

Nesses nove meses, além dos vários encontros para construção do Plano Municipal de Turismo foram realizadas muitas ações, citamos entre elas:

• Visitas em diversos pontos turísticos do município com a técnica do SEBRAE, observando forças, fraquezas e possibilidades.
  • Construído um folder com os principais pontos do município para divulgação do município;
  • Criada uma aba no site da prefeitura com os pontos turísticos do município onde os turistas poderão consultar o que fazer, onde comer, onde dormir;
  • Criado junto ao Museu Histórico Vale do Cahy um centro de informações turísticas, os turistas podem ter acesso às informações dos atrativos turísticos do município;
  • Construído projeto de Cicloturismo Cahy, onde foram desenvolvidos três roteiros autoguiáveis, em parceria com o Cahy da Bike, que saem da Praça Cônego Edvino Puhl em direção ao interior do município passando por diversos pontos turísticos. Os caminhos serão todos sinalizados e suas rotas podem ser baixadas através GPS.
  • Realizado um questionário nos empreendimentos de turismo rural para ser enviado à Secretaria de Turismo de Estado.
  • Construído vídeos de divulgação dos pontos turísticos do município.
  • Levantamento de dados do município para atualização do aplicativo da SETUR; entre outras ações.

Cristiano Liell completa “a Secretaria de Turismo quer enaltecer o apoio de todos os membros que aceitaram nosso convite participando das reuniões via zoom e tornaram possível a realização do Plano Municipal de Turismo. Agradecemos a toda equipe da secretaria de turismo e os membros do COMTUR que foram incansáveis para que este evento se realizasse.”.

Rubem Schollmeier (Analista de Articulação de Projetos do SEBRAE) fez a entrega oficial do Plano Municipal de Turismo à administração do município