Nesta segunda-feira (12), foi realizada a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Sebastião do Caí, reunindo os órgãos públicos e entidades da sociedade civil ligadas à área da infância e adolescência no município. A Conferência aconteceu na Sede do Grupo Escoteiro Taquató, localizada no Parque Centenário e teve a participação de cerca de 50 pessoas.
O Prefeito Municipal, Sr. Júlio César Campani, participou da abertura do evento, fazendo uma fala de agradecimento pela mobilização e destacando a importância do planejamento para que possamos superar os desafios e construir uma cidade melhor.
A Pré-Conferência iniciou com a apresentação do tema, objetivo e eixos de trabalho, pelo Sr. Diogo Laux, presidente do COMDICA. O tema trabalhado foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, proposto pelo CONANDA. Todos/as os/as participantes puderam compartilhar suas experiências durante e após a pandemia, relatando problemas vivenciados e soluções para cada situação. A medida que os relatos era realizados, os problemas e soluções eram registrados no painel dividido pelos eixos de trabalho, para construir assim uma visão geral desta área, que servirá de base para a elaboração das propostas de políticas públicas.

“A pré-conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente foi um espaço de trocas, compartilhamento e acima de tudo um momento para a práxis intersetorial. Evidenciando-se que há um vasto caminho a ser trilhado, repleto de contradições e desafios, porém possível se trabalharmos todos juntos respeitando o ser humano em sua totalidade”, comenta Karen Lígia Leão, Assistente Social.

O próximo compromisso para nosso município, é a realização da 7ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será no Centro de Cultura do Caí, no dia 08 de Novembro de 2022, durante todo o dia, e vai reunir 12 municípios do Vale do Caí. Tanto a Pré-Conferência Municipal quanto a Conferência Regional fazem parte de uma agenda coordenada e alinhada com a 11ª Conferência Estadual e a 12ª Conferência Nacional, que serão realizadas respectivamente, em Maio e Novembro de 2023.

Fotos: Roberta Klein