COMDIM organiza capacitação para profissionais da saúde sobre o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica

O COMDIM, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal da Saúde e da Família, realizou no dia 06 de dezembro, no auditório da OAB Subseção de SS do Caí, a Capacitação no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica para os profissionais da área da saúde.

A Delegada da Polícia Civil, Dra. Cleusa Spinato, membro do COMDIM de S.S. do Caí e a Assistente Social e vice-presidente do COMDIM de Montenegro, Carleane Ruhmann Pinheiro, foram as palestrantes.

Estiveram presentes as secretárias Mônica Cristina Alles, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Neiva Terezinha dos Santos, da Secretaria Municipal da Saúde e da Família, Gladis Elisabete da Silva, Presidente do COMDIM de S.S. do Caí. O diretor do Jornal primeira Hora, Régis Lopes e a Assessora de Comunicação da Prefeitura, Madalí Lima Schutz, cobriram o evento.

A capacitação foi de suma importância contribuindo para o desenvolvimento de competências institucionais na área da saúde como parte da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em nossa cidade. Participaram do evento muitos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Psicólogos, Assistentes Sociais, Médicos e Agentes de saúde do município, assim como integrantes do PIM e demais convidados.

As palestrantes abordaram formas importantes de como os profissionais da saúde podem atuar na prevenção, percepção e até encaminhamentos para atendimento e denúncias quando percebem indícios de violência contra a mulher, podendo assim ser de grande ajuda para as mulheres que sofrem esse tipo de situação.

Segundo a Secretária da Saúde Neiva Santos, “a ideia de organizar essa capacitação partiu da Enfermeira Clarice de Paula, responsável pelo atendimento de Saúde da Mulher, da nossa secretaria. Logo o projeto foi plenamente abraçado pelo COMDIM e pela Assistência Social. Assim juntos, conseguimos viabilizar essa capacitação tão importante para os nossos profissionais e para todas as mulheres atendidas no nosso município.”

Segundo a delegada Cleusa, “muitas vezes as mulheres vítimas estão tão enredadas numa situação de abuso que não sabem a quem recorrer para pedirem auxílio, tanto pela dependência psicológica, quanto financeira. Cabe à rede de proteção à mulher perceber esses indícios e ajudar no que for possível e permitido por lei, para prevenir, combater e denunciar esse tipo de violência”.