Abertura da Safra da Bergamota 2023

No próximo sábado, dia 3 de junho de 2023 acontecerá a abertura oficial da Safra da Bergamota em São Sebastião do Caí.

A propriedade do produtor Neimar Gossler, da localidade de Campestre Santa Terezinha, será o local da 12ª Abertura Festiva da Safra da Bergamota de São Sebastião do Caí – evento que ocorre no próximo sábado (03/06), a partir das 10h30. Organizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Emater/RS-Ascar, Secretaria de Agricultura e Associação de Citricultores de São Sebastião do Caí, a atividade tem o objetivo de valorizar a citricultura, que tem crescido no município com investimentos em novos pomares, em políticas públicas e em outras ações, com o apoio permanente do serviço de extensão rural.

Neste dia a equipe da Secretaria da Agricultura e da Emater/RS-Ascar também divulgará um vídeo com dados e informações sobre o Censo da Citricultura – um amplo estudo que envolveu lideranças, extensionistas e agricultores locais, na intenção de gerar informações a partir de visitas e questionários com as famílias produtoras de laranjas, bergamotas e limões.
“Esse levantamento é uma espécie de raio x que norteará ações futuras e mesmo a construção de programas que possam auxiliar os citricultores em suas atividades”, salientou a extensionista da Emater/RS-Ascar Kátia Huber.

Segundo Maiquel Kniest, Secretário da Agricultura, “o objetivo do Censo é conhecer a dimensão da citricultura municipal, as variedades cultivadas, as dificuldades enfrentadas e as demandas levantadas pelos produtores para a construção de políticas públicas de incentivo à produção rural.”

Evento de 2022 ocorreu na propriedade da família Orth, na Vigia.
Soberanas e autoridades marcaram presença na cerimônia
Delícias a base de bergamota criadas pelo grupo de produtoras rurais e Emater
Grupos de senhoras da comunidade , que prepararama as várias delícias a base de bergamota, especialmente para o evento