Fotografia e Mídias é tema de oficina e

Um grupo de integrantes da Feira da Agricultura Familiar, Produtos Coloniais e Artesanato (Agroarte), de São Sebastião do Caí, participou na última terça-feira (13/06) de uma oficina de Fotografia e Mídias. Ministrada pelo fotógrafo e coordenador do Núcleo de Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Rogério Fernandes a atividade, realizada na Centro de Cultura, teve o objetivo de sensibilizar o olhar dos participantes para além do simples ato de clicar uma foto.  

“A operação do celular é algo mais básico, que todo mundo utiliza, então a ideia foi a de trabalhar questões da linguagem de comunicação, de dar mais profundidade, de observar de que maneira as imagens ‘conversam’ conosco”, destacou Fernandes, que salientou ainda a importância desse tipo de alfabetização que vai para além dos conceitos fotográficos em si. Exibindo obras de arte, pinturas e outros elementos, estimulou o coletivo a refletir sobre o processo, sem deixar de lado o aparato técnico que envolve enquadramentos, iluminação, texturas, ângulos e cortes. 

“Atualmente uma boa fotografia pode ser um diferencial na hora de vender um produto e o que percebi, em uma oficina realizada anteriormente no Curso de (Des)Envolvimento de Mulheres Rurais do Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro, foi que talvez precisássemos qualificar essa parte”, observa a extensionista da Emater/RS-Ascar Angélica Hoffmann Kussler. Rogério havia sido o instrutor de uma etapa que justamente visava a desenvolver esse olhar. “É uma forma de fomentar essa parte mais visual, pois sabemos que os produtos são bonitos e cabe a nós qualificar a apresentação”, comentou a extensionista. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado (Jornalista Tiago Bald)