Cheias causadas pelo ciclone extratropical

HORA DE RECONSTRUÇÃO E RETORNO AOS LARES

Em São Sebastião do Caí, após a enchente causada pelo ciclone extratropical na última semana,  um intenso trabalho tem sido realizado para minimizar os estragos causados pelo episódio.

Na manhã do domingo (18) equipes das Secretarias de Obras e da Agricultura e Bombeiros Voluntários do Caí, com o apoio dos Gideões e de pessoas voluntárias, iniciaram um grande mutirão de limpeza em vários pontos da cidade, inclusive lavando as ruas mais atingidas com caminhão dos bombeiros e outro da prefeitura.

O trabalho se estendeu durante essa semana nas áreas atingidas, recolhendo os entulhos na cidade e também na área rural do município, que também foi atingida, tanto pelo Rio Caí quanto pelo Arroio Cadeia.

Serviços eletivos estão temporariamente suspensos, e agora a secretaria da Agricultura está dando apoio à de Obras dando prioridade para atender as emergências nas estradas e acessos às propriedades rurais do interior, para desobstruir estradas e acessos afetados pela chuva e enchente, tanto do Rio Caí quanto do Rio Cadeia. Na sexta, sábado e domingo as equipes trabalharam nas estradas principais e desde a segunda(19) vêm atuando nas demais estradas do interior e atendimento aos agricultores.

As famílias atingidas já estão retornando às suas casas desde domingo, já que o nível do Rio Caí já se encontra no seu leito. Hoje sexta-feira o nível do Rio está em 3 metros e 48 centímetros.

A administração municipal em parceria com a Defesa Civil e Assistência Social vêm realizando campanha de arrecadação de donativos diversos, desde roupas e alimentos, até móveis, colchões e demais itens para auxiliar a população mais atingida pela enchente causada pelo ciclone extratropical. Os donativos estão sendo recebidos e entregues à população no Centro Social Egon Schneck, situado junto ao prédio da Secretaria Municipal de Obras, na Av. Dr. Bruno Cassel, 170.

Desde a sexta-feira passada (16), a Secretaria da Assistência Social ofereceu a todos os abrigados no Ginásio do Rio Branco (54 famílias com 145 adultos e 37 crianças) e na Associação de moradores do Bairro Quilombo (3 famílias com 8 adultos) as refeições como almoço (em marmitas encomendadas especialmente para o almoço). Além disso, também receberam o necessário para café e demais refeições, como pães e leite Durante os dias de cheia também foram abrigados os animais domésticos das famílias atendidas no Ginásio do bairro Rio Branco, fornecendo abrigo seguro e alimentação.

Agora com o nível do rio voltando ao seu normal, a equipe da administração municipal ofereceu o transporte e auxilio às famílias no retorno gradativo aos seus lares, e também vem distribuindo os donativos arrecadados, como roupas, móveis, cestas básicas e material de limpeza.

Na tarde de quintra, dia 22/06 foram distribuídas cestas básicas para as famílias atingidas do Bairro Quilombo, na sede da Associação de moradores. Já na sexta-feira foi colocado um ponto de doação de roupas na Escola Manoel Fausto, no bairro Lajeadinho para facilitar o acesso aos moradores daquela região. Também já foram levados donativos para os moradores da Vila do Urubu, na Várzea do Rio Branco e Canto Alegre.

A distribuição de donativos segue acontecendo nos próximos, a medida que os mesmos estão chegando para a Defesa Civil no Centro Social Egon Schneck.

Agradecemos o empenho de toda a equipe da Administração Municipal, Gideões, Bombeiros Voluntários, Defesa Civil por sua dedicação, carinho e respeito a todos os abrigados nestes dias difíceis e também a todas as pessoas, entidades e empresas que têm se solidarizado e ajudado com donativos.

Vista aérea da cidade na manhã do dia 17/06/2023
Bombeiros Volunários auxiliaram na remoção e socorro aos atingidos pelas cheias.
Nível do Rio Caí chegou a 14,25 m
Relatórios sobre o níveld o Rio Caí foram divulgados durante todo o final de semana, para manter a população informada.
Limpeza das ruas no domingo (18/06)
Bombeiros Volunários auxiliaram na limpeza das ruas no domingo(18/06)
No Centro Social Egon Schneck , equipe da Defesa Civil e Assistência Social, organizando donativos para distribuição às famílias atingidas
Doações recebidas da Cruz Vermelha