Defesa Civil em alerta para novo ciclone extratropical

A Defesa Civil a administração municipal de São Sebastião do Caí estão acompanhando as previsões meteorológicas para os próximos dias.

Permanece a previsão conforme Boletins da Defesa Civil do Estado, alertando para chuvas e ventos nessa semana.

Segundo Boletim da Defesa Civil do Estado na sexta-feira (07/07), está previsto uma intensificação dessas instabilidades, podendo causar alguns transtornos relacionados aos acumulados e aos temporais. Previsão de chuvas de 45 a 60 mm por dia, podendo chegar aos 75 mm.

Na madrugada e manhã de sábado (08), a previsão é de que as chuvas continuem com moderada e forte intensidade, nas regiões entre os Vales, Leste e Nordeste, devido à formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Norte. Os volumes devem variar entre 40 e 60 mm/dia. Com o ciclone, os ventos também ganham força e sopram com velocidades dos 70 aos 90 km/h nas áreas do Leste e Nordeste gaúcho.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, por enquanto, não há alerta de enchentes, mas o volume de chuvas previsto pode provocar o transbordamento de pequenos cursos de água e alagar ruas.  Nesses casos, recomendamos erguer os móveis.

Quanto ao vento, é difícil prever onde haverá estragos, pois as rajadas podem ser muito localizadas e os eventuais prejuízos dependem das condições e do tipo de telhado. Quem estiver na rua deve buscar abrigo.

A Defesa Civil está organizada para a entrega de lonas, em caso de destelhamentos, até que seja possível repor a cobertura.  O período de maior risco é a noite e a madrugada de sábado.

Por isso, haverá servidores de sobreaviso e caminhões à disposição para uso em situações de socorro. Havendo necessidade, a população pode pedir ajuda através dos telefones da Defesa Civil 51 980509627, 190 e 193.

Também os Bombeiros Voluntários,  Brigada Militar e  Guarda Municipal estão prontos para agir – inclusive com barco.

No caso de haver desabrigados, serão acomodados no Ginásio do Bairro Rio Branco.

Todas as nossas equipes (Defesa Civil, Secretaria de Obras e Assistência Social) já estão mobilizadas e preparadas para enfrentar qualquer necessidade de socorro, na sexta e sábado.

No domingo (09), o tempo firme volta a predominar sobre o estado e as temperaturas entram em declínio, por conta do afastamento do ciclone.