Instalado o novo ECOPONTO na cidade

Agora a comunidade de São Sebastião do Caí terá mais uma forma de cuidar do Meio Ambiente.

Um novo Ecoponto foi instalado junto à secretaria Municipal de Obras e servirá para o descarte correto de diferentes resíduos.

Na estrutura, será possível depositar óleo de cozinha usado, eletrônicos, papel, vidro, plástico e metal. Ao todo, o investimento é de R$ 25.200,000, utilizando recursos próprios do município.

“Além deste novo Ecoponto, recentemente foi revitalizado o coletor de resíduos, denominado de PEV (Ponto de Entrega Voluntária) da Praça Comunitária Tio Pubi, no Bairro Angico,.

Esses Ecopontos servem para conscientizar as pessoas tendo em vista o descarte ecologicamente correto”, frisa o Prefeito Municipal Júlio Campani, que também responde pela pasta do Meio Ambiente.

Esses locais possibilitam o descarte gratuito e adequado de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal, equipamentos eletrônicos e óleo de cozinha usado.

O que pode (e como) ser descartado no novo Ecoponto

– Equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras, teclados, controles remotos, vídeo games, CPU’s, celulares, TVs, micro-ondas, rádios, câmeras digitais, pilhas, baterias): devem ser colocados em caixas, já que os equipamentos possuem compostos químicos em sua fabricação e podem gerar contaminação. NÃO descarte esses materiais na coleta seletiva normal de lixo (orgânico/reciclável).
– Vidros: devem ser separados, embalados em caixas de papelão ou garrafas PET, evitando que se quebrem e possam gerar acidentes. Evite acidentes: não descarte vidro na coleta de lixo orgânica, nem soltos em sacos de lixo.
– Plásticos: Garrafas PET, PVC em geral, sacos e sacolas plásticas, embalagens de produtos de higiene e limpeza, embalagens LIMPAS de ovos/frutas/legumes. Coloque em sacos/sacolas ou caixas. Também é possível descartar na coleta seletiva (reciclável) de seu bairro.
– Papel e papelão: jornal, folhas impressas, xerox, papelão corrugado. Embalagens de papel em geral (não plastificadas). Coloque em sacos/sacolas ou caixas. Também é possível descartar na coleta seletiva (reciclável) de seu bairro.
– Metal (panelas, torneiras, latas de refrigerantes, cerveja, ferragens, chapas, embalagem de marmitex – sem resíduos orgânicos -, enlatados e outros). Coloque em sacos/sacolas ou caixas. Também é possível descartar na coleta seletiva (reciclável) de seu bairro.
– Óleo de cozinha usado: devidamente acondicionado em garrafas plásticas bem fechadas.

O que NÃO pode ser descartado nos Ecopontos e na coleta de lixo:

Lâmpadas, Isopor, Embalagens sujas, Lixo orgânico, Papel higiênico, Papéis sujos, Latas com sobras de tinta, Embalagens de agrotóxicos ou produtos químicos e pneus.

Observação: não descarte os materiais acima em áreas públicas e terrenos privados – há riscos de contaminação dos lençóis freáticos e mananciais, sendo um crime ambiental, sujeito à punição.
– Entulhos – Móveis velhos, podas e galhos de árvores, grama devem ser colocados em frente à residência conforme o calendário da coleta municipal de entulhos. Para descartar restos de obra o contribuinte deve contratar um contêiner de empresa particular.

Veja nas imagens a seguir o calendário de coleta de entulhos na cidade.

Saiba mais
Os Ecopontos contribuem para evitar o descarte de resíduos em lugares proibidos e inapropriados, como em terrenos baldios, possibilitando a destinação ambientalmente correta de forma eficiente e sem custos para a comunidade.

Eles são espaços criados pela Administração Pública com a finalidade de destinar os materiais em locais corretos e que posteriormente receberão tratamento ou serão destinados a empresas para que passem pelo processo de reciclagem.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, o contato pode ser pelo telefone (51) 3635-2565 Ramal: 4303.

Novo Ecopnto instalado na Secretaria da Obras
PEV na pracinha Tio Pubi (Angico)
Calendário da coleta de entulhos