São Sebastião do Caí sedia formação sobre Transtorno do Espectro do Autismo

Em comemoração ao Mês da Primeira Infância, São Sebastião do Caí sediou na última quinta-feira, 3 de agosto, no Centro Municipal de Cultura, uma formação sobre Transtorno do Espectro do Autismo, realizado pela Coordenadoria Regional de Saúde/ SES em parceria com o programa TEAcolhe, do governo do estado.
O objetivo é capacitar profissionais da Atenção Primária em Saúde, em especial, equipes do PIM e agentes comunitários em saúde, mas foram convidados também outros técnicos da saúde, educação e assistência social para que aprimorem seus conhecimentos sobre o tema e possam ofertar um atendimento de qualidade às crianças com suspeita ou com diagnóstico de TEA. O Centro de Referência Regional de Sapucaia do Sul, referência para a 8ª Região de Saúde, abordou o tema através das Palestrantes: Dra. Sara Kvitko de Moura (Neuropediatra), Psicóloga Scheila Letícia Paim de Abreu (Psicóloga) e a Psicóloga Mariana Santos de Azevedo.
Mais uma vez, nosso município através do PIM (Primeira Infância Melhor) foi sede para um grande evento no qual recebemos mais de 200 participantes.
O evento aconteceu das 9 h às 12h e das 13h30min às 16h e foram abordados os seguintes temas:
• Transtorno do Espectro do Autismo
• Características
• Diagnóstico
• Sinais de risco para desenvolvimento na primeira infância
• Direitos das Pessoas com TEA
• Possibilidades de Intervenção
• Brincar Estruturante e Experiências Favorecedoras nos contextos naturais da criança
• Vínculos Parentais e Empoderamento Familiar
• Mediações frente a situações de crise
• Discussão de casos