MUSEU HISTÓRICO VALE DO CAHY REALIZA EXPOSIÇÃO DE CÉDULAS, MOEDAS, CHEQUES E MÁQUINAS DE CALCULAR ANTIGAS

A partir desta terça-feira (08) o Museu Histório Vale do Cahy, em São Sebastião do Cai, realiza uma belíssima exposição.

Nessa exposição o visitante poderá apreciar exemplares de moedas e cédulas antigas brasileiras e estrangeiras, datadas desde o tempo do Império Brasileiro.

Também estão em exposição alguns exemplares de máquinas de calcular e de preencher cheques (1920-1935), equipamentos que são verdadeiras raridades. Além dos equipamentos também se pode apreciar Documentos que pertenceram à Prefeitura, como cadernetas de poupança e talões de cheques.

Alguns itens em destaque são a histórica cédula de 500 mil cruzeiros, a nota de maior valor já emitida no Brasil, a moeda de 40 reis de 1827, além de um cheque assinado por Egídio Michaelsen, de 1829.

Uma das curiosidades é a observação da linha do tempo do dinheiro brasileiro com seus nomes e os anos em que circularam: Réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real e real.

Além de conferir essa interessante coletânea de moedas e cédulas raras e antigas, está a disposição para visitação o espaço interativo e mais duas salas com acervo permanente.

Essa é uma excelente oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a nossa história e cultura.

Período da Exposição: 08/08/23 – 30/09/23

Horário :  Das 8h às 11h:30min e das 13h às 16h:30min

• O museu Histórico Vale do Cahy foi criado em 12 de abril de 1991. É um importante e rico espaço cultural da nossa cidade. Ele está estruturado com uma sala de exposição itinerante, duas salas de exposição permanente, uma sala de pesquisa e a sala de Arquivo Municipal Bernardo Mateus.
  • Entre os itens do acervo podemos encontrar fotografias, quadros, vestimentas, equipamentos de trabalho e eletrônicos. Como máquinas de escrever, telefones, rádios, máquinas de calcular, de fotografias, toca discos, louças, porcelanas, enfim relíquias que contam a nossa história através dessas peças. Todas essas doadas pela população.