Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias se formam em Curso Técnico do programa “Saúde com Agente”

Na tarde de segunda-feira (07/08), ocorreu no auditório da Paróquia São Sebastião, a cerimônia social de conclusão dos Cursos Técnicos do programa “Saúde com Agente”, realizado por vários Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde de São Sebastião do Caí.
A formação teve a duração de um ano e os servidores tiveram aulas online e várias atividades práticas, sempre coordenados pela Preceptora do grupo, a Enfermeira Clarice Lermen de Paula.
O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.

O Programa Saúde com Agente foi criado para apoiar os Estados e Municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) o dos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), cumprindo o compromisso do governo federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a atribuição conferida pela Constituição Federal de 1988, no artigo 200, inciso III, que compete ao SUS ordenar a formação de Recursos Humanos na área da saúde, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) instituiu o Programa Saúde com Agente – programa de formação técnica dos ACS e ACE, pela Portaria MS n° 3.241 de 07 de dezembro de 2020.
Na cerimônia, a formanda Cleide Schmidt, falou em nome dos formandos do grupo de Agentes Comunitários de Saúde e a formanda Diva Adriani Gauer foi a oradora dos formandos do grupo de Agentes de Combate a Endemias.
A cerimônia contou com a presença do Prefeito Júlio Campani, da Secretária da Saúde de da Família Neiva Santos, da Coordenadora de Saúde Enf. Clarice de Paula, do Coordenador da Atenção Básica em Saúde, Enfermeiro Rogério Basségio, do Pastor Erwin Barg (que proferiu uma linda benção), assim como de familiares dos formandos e alguns convidados especiais.
Destacamos a presença da Sra. Marilene Cunha, agora aposentada, e que foi uma das primeiras agentes do município, tendo exercido a função de Agente Comunitária de Saúde por 10 anos. Ela foi homenageada pela Coordenadora Clarice de Paula e pelo Prefeito Júlio Campani.
Em sua fala o Prefeito Júlio Campani ressaltou aos formandos que “esse trabalho que os agentes realizam diariamente na atenção básica é de fundamental importância na promoção da saúde das famílias de todas as comunidades atendidas.”