PROJETO INCENTIVA CONSUMO E PREPARO DE FRUTAS DA ÉPOCA

Ao longo dos últimos anos, o município de São Sebastião do Caí e a Emater/RS-Ascar vêm desenvolvendo trabalhos em diversas frentes, seja com a Secretaria da Agricultura, nos trabalhos com os agricultores, seja com a Secretaria da Educação, Cultura,Turismo e Desporto, junto aos artesãos e também com a Secretaria de Assistência Social, através do CRAS Travessia, nos atendimentos e oficinas junto aos grupos no CRAS e os grupos do interior.

Os atendimentos nos grupos ocorrem de forma intercalada, onde os profissionais das secretarias vão aos grupos do interior e a extensionista rural da Emater traz temas aos grupos que se encontram na sede, assim diversificando os temas abordados, levando mais riqueza e conhecimento a quem participa dos encontros.

Neste mês de agosto foi à vez da Extensionista da Emater/RS-Ascar ir aos grupos do CRAS. Ela trouxe um tema importante dessa época do ano, uma vez que estamos em plena colheita de bergamotas e laranjas, quase finalizando esta safra, que neste ano está bastante adiantada.

Também sabemos da importância da ingestão de frutas, legumes, verduras, grãos e proteínas na nossa alimentação diária, para um bom desenvolvimento do nosso organismo, nos defendendo de doenças e retardando o envelhecimento precoce, assim nos possibilitando uma melhor qualidade de vida.

Aproveitando a safra, foram elaboradas receitas de geléias de bergamota (com e sem pimenta), no intuito de aproveitar a fruta da estação de uma forma diferente e também conservando a mesma para uso futuro, em períodos que não há frutas nas bergamoteiras e laranjeiras.

Nos dias 09 e 10 de agosto foram realizadas as oficinas de elaboração de geléias, onde os presentes puderam acompanhar de perto e tirar dúvidas sobre detalhes práticos para o preparo de uma saborosa geléia de bergamota.

Na rodada de parceria, Prefeitura Municipal e Emater/RS-Ascar, ainda neste mês, as psicólogas do CREAS irão acompanhar e ensinar em encontros no interior do município, fortalecendo as redes de apoio aos cidadãos caienses.

Para saber mais sobre o assunto, qualquer pessoa pode fazer contato com o escritório municipal da Emater de São Sebastião do Caí pelo telefone/whatsapp: (51)995096397.

Para saber mais sobre as oficinas oferecidas pelo CRAS Travessia de São Sebastião do Caí, o contato via telefone é 3635-2569 ou no local, Rua Ari Baierle nº 177, Centro.