Município e Emater oferecem análises de solo e foliar

Um intenso trabalho, a partir de parceria da Secretaria da Agricultura de São Sebastião do Caí e do escritório local da Emater, oferece o serviço de análise de solo e análises foliares para agricultores caienses. O projeto é desenvolvido através do Programa de Desenvolvimento Agropecuário (PRODAP).

 Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, César Tirloni, têm direito ao benefício das análises os produtores do setor primário que tenham emitido notas em seu talão. “A análise de solo é a condição básica para que o técnico faça a recomendação de adubação adequada, corrigindo as deficiências nutricionais para cada cultura, propiciando economia ao produtor e maior produtividade”, explica César.

O engenheiro ressalta que a análise foliar serve para o técnico verificar se os insumos aplicados estão sendo absorvidos pela planta, já que existem vários fatores que interferem nesta absorção. “Normalmente, o produtor observa que a planta não está como ele esperava e solicita a análise”, diz César.

Segundo o profissional, os citrus são as variedades que mais têm solicitação para fazer a análise. “Há necessidade de micro e macro nutrientes. A análise é uma prova da eficiência desses elementos”, reitera o engenheiro. Segundo César Tirloni, a procura pelas análises estão sendo maiores e, por consequência, a produção tem sido maior. “Em torno de 50% dos produtores de São Sebastião do Caí já fizeram a análise de solo e foliar”, relata.

Como é feito o trabalho

As coletas de folhas para análise são feitas pelo engenheiro César, da Secretaria da Agricultura, e pela engenheira Kátia Huber, da Emater, e posteriormente, enviadas para o laboratório da UCS, em Caxias do Sul, retornando algumas semanas depois. “Quando a análise retorna do laboratório, emitimos um laudo, que é apresentado ao produtor, orientando qual a correção a ser feita”, salienta.

 Conforme a engenheira Kátia Huber, o programa de análises faz parte de uma política pública municipal, tratando-se de uma ação importante em benefício aos produtores. “São Sebastião do Caí é o único município da região com a política da gratuidade das análises para quem tem o talão de produtor. O ideal é fazer as duas análises nos pomares de citros, a de solo e a foliar, que podem ser feitas em dois períodos do ano, na primavera e de janeiro a março”, informa Kátia.

Os produtores podem usufruir deste benefício para todas as culturas do município. “Todos que fazem de maneira certa as correções têm melhores resultados. É necessário buscar as orientações certas antes de fazer a adubação para não desequilibrar o sistema ou saturar o solo”, orienta a engenheira Kátia.

Fonte: Jornal Primeira Hora

Fonte: Jornal Primeira Hora