Palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher, abordou a atuação da Polícia Civil no enfrentamento à violência de gênero

Aconteceu no dia 12/03/2024 a palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher, como tema “A atuação da Polícia Civil no enfrentamento à violência de gênero”.

A palestrante, Dra. Cristiane Machado Pires Ramos, é Delegada de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, desde 2013, atualmente Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis – DPGV e titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre.

Especialista pela Universidade Federal de Goiás em Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Integrante do Comitê “EmFrente, Mulher”, do Governo do Estado do RS. Docente da ACADEPOL- Academia da Polícia Civil.

Na ocasião, Dra. Cristiane trouxe dados relativos ao número de vítimas de violência doméstica no Estado, bem como, pontuou a importância de se desenvolver um trabalho em rede para o atendimento dessas demandas e a sensibilidade das autoridades competentes nos municípios para que haja de fato condições para mulheres romperem com o ciclo da violência.

O evento foi promovido pelo COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) de São Sebastião do Caí, em parceria com o Núcleo de Atendimento Maria José.

Participaram do evento o Prefeito Júlio Campani, o Presidente da Câmara, João Marcos Guará, além da Delegada Dra. Cleusa Spinato, a Secretária da Assistência Social e sua equipe, a Secretaria da Saúde, Neiva dos Santos, além do público em geral.