PPMA – Plano Municipal de Conservação e Preservação da Mata Atlântica de São Sebastião do Caí

            O município de São Sebastião do Caí juntamente com a Equipe Técnica da Lógica Assessoria Ambiental, membros do Conselho Municipal de Proteção Ambiental – COMPAM e servidores municipais, trabalharam durante os últimos 6 meses na elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do Município.

            O plano consiste em um levantamento dos remanescentes de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, com o detalhamento das condições, características, conservação destes locais, bem como a visualização de possibilidades de preservação e o mapeamento das áreas. Para a realização deste levantamento, a equipe técnica juntamente com servidores municipais, esteve visitando propriedades rurais e urbanas do município. Foram levantados 10 remanescentes (fragmentos vegetacionais) rurais e 5 urbanos, que demonstraram vegetação nativa e fauna preservada, bem como possibilidade do estabelecimento de corredores ecológicos. Corredor ecológico é uma faixa de vegetação que pode ter por objetivo ligar fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana, possibilitando o deslocamento da fauna e flora entre as áreas isoladas e, consequentemente, a troca genética entre as espécies e a dispersão de sementes.

            Ainda, conforme dados levantados por meio de plataformas digitais (MapBiomas), os remanescentes de florestas no município contemplam 4.814 hectares, correspondendo a 42,13% do território total municipal.

            Conforme o Atlas Socioeconômico do Estado do Rio Grande do Sul, 79% do território de São Sebastião do Caí está inserido no Bioma Mata Atlântica, sendo que todos os remanescentes florestais nativos inseridos nesse território compõem o bioma.

Um exemplo de remanescente florestal que representa esse bioma é o Morro do Hospital, também conhecido como Morro do Martim.

            Segundo o Prefeito Júlio Campani, “o PMMA trouxe estratégias e ações com foco na preservação e uso sustentável destes ambientes, que poderão ser executadas durante o período de 10 anos. O cumprimento destas ações garantirá a promoção do equilíbrio entre o desenvolvimento, o meio ambiente e a sociedade no nosso município.”

            Ele finaliza lembrando que “a participação e acompanhamento deste processo é imprescindível para a eficiência das ações propostas, sendo assim, o documento será disponibilizado no site da Prefeitura Municipal, para que toda a população possa ter acesso.”