São Sebastião do Caí enfrenta a maior enchente de seus 149 anos de história

Desde o dia 30 de abril, nossa cidade vem sofrendo os impactos de uma enchente de proporções nunca antes vistas na região.

Ironicamente, na semana em que nosso município completa 149 anos de fundação, ocorreu a maior enchente, com o nível do Rio Caí atingindo os 17,60 metros às 22h30min, na noite de 2 de maio de 2024. Da mesma forma, o Rio Cadeia atingiu sua maior marca, chegando aos 11,88 metros nesta mesma noite, inclusive cobrindo parte da Av. Dr. Bruno Cassel, próximo ao pórtico Sul e também a ERS 122, na altura do Km 11.

Além das áreas ribeirinhas, que normalmente são atingidas pelas cheias, dessa vez o centro da cidade e várias áreas que nunca haviam sido inundadas antes, foram gravemente afetadas, além de muitas residências, todas as farmácias, os principais supermercados, indústrias, escolas, Biblioteca Pública, a Secretaria da Saúde, da Assistência Social, de Obras, postos de saúde e grande parte do comércio caiense.

Conforme informado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí, tivemos nos dias 1 e 2 de maio, 1.264 pessoas resgatadas em 538 operações coordenadas pelos bombeiros. Além dessas, foram resgatadas mais um grande número de pessoas por populares e pela equipe da Defesa Civil do município. Foram usadas as três embarcações dos bombeiros e, além dessas, tivemos o auxílio da Brigada Militar e da Patram, além de inúmeros voluntários com outros tipos de embarcações. Contamos também com o auxílio do helicóptero da Polícia Militar para os resgates aéreos realizados no dia de ontem (02/05) e que continuaram hoje. As equipes da Polícia Militar de SP que estão em São Sebastião do Caí salvaram mais de 40 pessoas e um cão que estavam ilhados em telhados de residências por conta das inundações.

Os resgates ocorreram nas cidades de São Sebastião do Caí e Bom Princípio, nesta quinta-feira (2), e todas as pessoas, assim como o animal, foram retiradas dos imóveis com o apoio do helicóptero Águia 12. Todas as vítimas foram transportadas em segurança até o ponto de acolhimento e, em seguida, encaminhadas aos abrigos montados pela Prefeitura Municipal de São Sebastião do Caí. Temos pessoas abrigadas em 4 locais: Ginásio do Parque Centenário e no Ginásio do Centro Comunitário da Vila Progresso, Salão Paroquial da Igreja Católica Conceição e no Salão Paroquial da Igreja Luterana São Jacó, no bairro Conceição.

Salão Paroquial da Igreja Católica Conceição: 53 famílias (159 pessoas)

Salão Paroquial da Igreja Luterana São Jacó Conceição: 73 famílias (217 pessoas)

Centro Comunitário Vila Progresso: 49 famílias (121 pessoas)

Parque Centenário/Ginásio A: 32 famílias (86 pessoas)