Escolas de São Sebastião do Caí devem iniciar atividades no dia 1º de março

A Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Caí planeja iniciar as atividades (Educação Infantil e Ensino fundamental) nas escolas municipais, no dia 1º de março, informa o secretário Cristiano Liell.

Desde o início de 2021 a Secretaria vem trabalhando no planejamento para o início do ano letivo, na formulação do plano de ação e contingência para o retorno, que está sendo analisado pelo Conselho Municipal de Educação. O plano de retomada apresentado propõe um modelo híbrido de ensino, com aulas presenciais e aulas à distância.

Desde os primeiros dias de janeiro a equipe da Secretaria da Educação está trabalhando no planejamento da volta às aulas e na aquisição dos materiais necessários, para garantir o cumprimento de todos os protocolos sanitários recomendados, visando a segurança dos alunos, professores e servidores das escolas, para evitar o contágio pelo Covid-19.

“Estamos aguardando a chegada dos materiais de higiene e limpeza, e outros como termômetros, aventais e tapetes sanitizantes, por exemplo”, informa o secretário. O investimento preliminar para esta etapa é de cerca de R$ 200 mil na aquisição destes produtos.

A retomada das atividades, em especial da educação infantil, acontece de forma um pouco mais lenta, se comparada aos municípios da região. “Nós começamos praticamente do zero”, complementa Cristiano. Além da compra dos materiais, é necessário respeitar os prazos de entrega dos equipamentos e trâmites normais da administração pública. Além disso precisamos aguardar ainda a aprovação do plano apresentado, por parte do Conselho Municipal de Educação.  “Também temos um decreto promulgado em 2020, que suspende as aulas até 19 de fevereiro”, lembra o secretário.

Sobre a qualificação dos profissionais da educação, já está programada uma capacitação especial online de formação dos professores ainda em fevereiro e março. Será um seminário promovido pelo SESC, abordando temas como os desafios do ensino híbrido, as tendências da educação e as profissões do futuro, explica o secretário.

Já no caso das oficinas e projetos em turno integral, as atividades ainda não serão retomadas no primeiro semestre, retornando possivelmente na segunda metade de 2021.

A rede municipal de ensino de São Sebastião do Caí conta, atualmente, com 21 escolas e cerca de 2,7 mil alunos.

COMO IRÁ FUNCIONAR O ATENDIMENTO AOS ALUNOS

No caso da Educação Infantil, a proposta da Secretaria de Educação inicial teve de ser alterada para poder atender o maior número possível de crianças, em função da grande demanda por vagas e a necessidade de se respeitar os protocolos de distanciamento. Portanto o retorno com início em 1º de março, prevê atendimento para todas as turmas desde o berçário até a Pré-escola, mas em meio turno.

Inicialmente serão chamados os alunos da educação infantil que estavam matriculados em março de 2020, antes do início da pandemia. Os demais alunos começarão a ser chamados na sequência.

Para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o atendimento presencial também será com a capacidade máxima de 50% da turma. Dessa forma, os alunos serão atendidos em dois grupos. Um deles terá aula presencial na segunda e terça-feira e, o outro grupo, na quinta e sexta-feira. Os outros três dias restantes da semana serão de atividades remotas.

 No caso 6º ao 9º ano, o atendimento também será em dois grupos. Diferentemente da estratégia adotada para os anos iniciais, o primeiro grupo de alunos dos anos finais terá uma semana inteira de aulas presenciais, ou seja, de segunda a sexta-feira, intercalada com outra semana de atividades remotas. Será assim o revezamento entre os dois grupos.

A estratégia adotada deve-se à necessidade do acompanhamento mais frequente do professor. “Os alunos dos anos finais têm mais facilidade de acompanhar os conteúdos de forma remota, mesmo num período maior sem contato com o professor”, destaca.

Os pais que optarem por não enviar as crianças à escola, poderão assinar um termo de compromisso, com combinações que serão acordadas com a direção de cada escola.