SEMANA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV NAS ESCOLAS

A Secretaria da Saúde e da Família iniciou nesta segunda-feira a SEMANA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV nas escolas do município.

Em São Sebastião do Caí a ação ocorrerá entre os dias 24/10 e 28/10 tem o objetivo de realizar a vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes (meninos e meninas) de 09 a 14 anos e também divulgar a disponibilidade da vacina para esse público.

Importante ressaltar que o câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar à morte.

Estimativas mundiais apontam aproximadamente 604 mil novos casos por ano.

No mundo é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres e no Brasil, se constitui como terceiro tipo de câncer mais frequente entre mulheres.

O Ministério da Saúde disponibiliza no Calendário de Vacinação a VACINA quadrivalente contra o HPV (papilomavírus humano tipo 6,11,16 e 18) no Sistema Único de Saúde (SUS), para meninos e meninas de 09 a 14 anos de idade.

A vacina previne o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NAS MULHERES E CÂNCER DE PÊNIS NOS HOMENS.

O esquema recomendado para essa vacina é de duas doses, sendo a segunda dose seis meses após a primeira. É gratuita e está disponível nas Unidades de Saúde durante todo o ano.

Para conferir adequada proteção contra o HPV é fundamental que as crianças e adolescentes NÃO deixem de completar o esquema VACINAL.