Vacinação contra HPV, também faz parte das atividades do Outubro Rosa

A Secretaria Municipal da Saúde e da Família realizou  de 24 a 28  SEMANA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV nas escolas do município de São Sebastião do Caí.

Nessa semana a equipe de vacinação esteve em todas as escolas da cidade e do interior do Caí, vacinando adolescentes contra o HPV. Ao todo foram vacinadas 338 crianças e adolescentes  ( 9 a 14 anos).

A vacina contra o HPV faz parte do calendário de vacinação do Adolescente e está disponível diariamente em todas as unidades de saúde para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

•             O esquema recomendado para essa vacina é de duas doses, sendo a segunda dose seis meses após a primeira. É gratuita e está disponível nas Unidades de Saúde durante todo o ano.

•             Para conferir adequada proteção contra o HPV é fundamental que as crianças e adolescentes NÃO deixem de completar o esquema VACINAL.

É muito importante  ressaltar que a vacina contra o HPV previne o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NAS MULHERES E CÂNCER DE PÊNIS NOS HOMENS.

O câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar à morte.  Estimativas mundiais apontam aproximadamente 604 mil novos casos por ano.

No mundo, esse é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres e no Brasil, se constitui como terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres.