Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA)

Aconteceu no dia 28 de junho o primeiro encontro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) para o nosso município.

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) consiste em um instrumento de planejamento que busca retratar a realidade do município em relação ao bioma Mata Atlântica, ou seja, mapear as áreas em que existem remanescentes do bioma e assim identificar as melhores estratégias para sua conservação e consequente promoção de um desenvolvimento sustentável no município.

Atualmente a estruturação do PMMA também é critério para o município continuar licenciando corte de vegetação através do Convênio de Mata Atlântica, firmado com o Estado. Sendo assim, o trabalho em execução é de extrema importância, para garantir a preservação das florestas, biodiversidade, proteção e qualidade do solo, bem como na regulação do clima.

O processo de elaboração do PMMA será conduzido por um Grupo de Trabalho, composto por representantes de órgãos públicos e equipe técnica e tem como premissa a participação social. Dessa forma, o cronograma do trabalho prevê a realização de oficinas e consultas públicas para capacitação dos atores envolvidos e desenvolvimento de um plano exequível de acordo com a realidade do município.