PLANO MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA – PMMA

Nos dias 09 e 11 de agosto de 2023 foram realizadas as reuniões de apresentação e oficina de capacitação relacionadas ao Plano de Trabalho do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de São Sebastião do Caí. As Atividades foram realizadas junto ao Conselho Municipal de Proteção Ambiental – COMPAM e aos membros do Grupo de Trabalho (GT), os quais estão participando ativamente no processo junto à Equipe Técnica contratada.

A Equipe Técnica responsável pela elaboração do PMMA do município é multidisciplinar, desta forma estará atuando em todos os âmbitos, considerando o impacto social, ambiental, tecnológico e econômico, visando elaborar um PMMA com ações que atendam o desenvolvimento sustentável do município.

A apresentação do Plano de Trabalho (PT) teve o intuito de explanar aos envolvidos os objetivos, metodologia de ação e etapas de execução do PMMA, bem como salientar a competência de cada um dentro do processo.

Após a apresentação do PT,foi realizada a oficina de capacitação junto ao GT e COMPAM, a qual objetivou identificar as áreas prioritárias de conservação e recuperação do Bioma Mata Atlântica no município, levando em consideração alguns critérios norteadores como: Urbanização, grau de degradação, expansão de atividades agropecuárias e também o grau de importância ecológica de cada local.

O resultado da oficina irá nortear as atividades que serão desenvolvidas em campo durante a realização da Etapa I – Diagnóstico do PMMA, bem como auxiliará na interpretação dos dados obtidos por meio de consultas em plataformas digitais.

O Plano permitirá a atuação proativa do setor público e sociedade em geral na defesa, conservação, recuperação e restauração da vegetação nativa no município, por meio de ações a serem implementadas e executadas durante o horizonte temporal do Plano.