Obrigatoriedade do MEI usar o Sistema Nacional de Emissão de NFS-e

Recentemente o Sebrae Nacional promoveu uma live para trazer novidades do Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFSe. Desta forma, segue resumo:

Login via Gov.br:

Já está disponível a nova opção de acesso, utilizando as credenciais da conta Gov.br, ou seja, a permissão para que o MEI faça o login via integração com a plataforma de serviços digitais do Governo Federal. Essa funcionalidade, disponível nas duas versões de emissores, permite que o responsável legal de um CNPJ MEI que possua os selos Prata ou Ouro, possa emitir suas NFS-e sem a necessidade de criar uma senha com preenchimento de formulário.

Emissão simplificada:

No emissor Web, foi criada a possibilidade de uma emissão simplificada da NFS-e pelos MEI. Essa nova opção facilita o procedimento de emissão, que poderá ser feito via formulário a ser preenchido com apenas três informações, semelhante ao formulário da versão Mobile.

DANFSE via app:

Em relação ao emissor Mobile, foi desenvolvida também nova funcionalidade para permitir a geração do Documento Auxiliar da NFS-e (DANFSE) em formato PDF, com a possibilidade de compartilhamento do documento.

É importante relembrar que a partir de 1º de setembro de 2023, todos os Microempreendedores Individuais prestadores de serviços, que precisarem emitir NF, estarão obrigados a emitir as notas fiscais de serviço no padrão nacional. Na live, foi reforçado que não haverá nova prorrogação dessa data.

Alerta: Com o fim do prazo para migração de sistema, o número de acessos aumentou significativamente, isso tem causado instabilidade e até mesmo erros inesperados.

Também foi desenvolvido um novo e-book com o passo a passo de Cadastramento e Emissão, que pode ser acesso nesse endereço:
https://www.gov.br/nfse/pt-br/mei/links-com-passo-a-passo

Confira a notícia completa com as novas atualizações:

https://www.gov.br/nfse/pt-br/atualizacoes-nos-emissores-trazem-mais-agilidade-a-emissao-pelo-mei