SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ SEDIOU UMA CAPACITAÇÃO SOBRE OVITRAMPAS E BRI, RECEBENDO VÁRIOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Nos dias 21 e 22 de fevereiro São Sebastião do Caí sediou o treinamento promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, englobado a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde e Vigilância Ambiental em Saúde.

Foram dias de treinamento, na quarta-feira a parte teórica, no Centro de Cultura  e na quinta-feira a parte prática, no Parque Centenário.

O treinamento foi direcionado aos municípios da 8ª e 10ª Regional. Cada município enviou algum representante de sua Vigilância Ambiental Municipal, profissional tais como  Biólogo, Veterinário e Agentes de Endemias, e recebemos servidores dos municípios: Portão,São José do Sul, Cachoeirinha, Maratá, Gravataí, Tupandi, Brochier, Tabaí, Harmonia, Ivoti, Salvador do Sul, Araricá, Sapucaia do Sul e Alvorada.

O tema do treinamento foi aplicação de BRI (borrifação residual intradomiciliar) e Ovitrampas. Esses dois novos métodos de trabalho estão sendo implantados aos poucos nos municípios para serem mais uma ferramenta para o controle, combate e monitoramento do Aedes Aegypti, trabalho esse que será feito conforme orientação da Coordenadoria Regional de Saúde seguindo todos os protocolos e normas técnicas, por eles repassados.

Mas ressaltamos que precisamos que a população continue revisando seu pátio para que não deixem recipientes que possam acumular água e virar criadouros do Aedes Aegypti. Bastam 10 minutos do seu tempo na semana.