PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE OS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Na noite desta quarta-feira, o Centro de Cultura foi palco de uma capacitação para os profissionais da Educação Infantil do município. Na ocasião, a Coordenadora do PIM de São Sebastião do Caí, Sandra Henz Vargas, abordou “Os Marcos do Desenvolvimento no Olhar da Educação Infantil”, para  cerca de 150 educadores.

Os marcos do desenvolvimento são um conjunto de habilidades que a maioria das crianças atinge em uma determinada idade. Eles ajudam pais, médicos e professores a perceber quando o desenvolvimento da criança não está conforme o esperado, abrangendo desde o período neonatal até os 6 anos de idade.

É importante lembrar, no entanto, que o desenvolvimento infantil varia de uma criança para outra. Enquanto uma pode começar a andar aos 10 meses, outra pode fazê-lo aos 15 meses. Algumas poderão falar 20 palavras aos dois anos, enquanto outras podem chegar a 50 palavras ou mais.

Os marcos do desenvolvimento, como andar e falar, têm uma ampla variação do que é considerado normal nos primeiros anos. Se os pais tiverem dúvidas, é recomendável procurar orientação médica.

Após a palestra foi apresentada uma peça de teatro denominada: O TESTE, espetáculo teatral Clownesco com direção de Fernando Tepassê e atuação de Caroline Costa.