Após 6 meses de início do processo de elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de São Sebastião do Caí, no dia 27 de março de 2024 foi entregue pela Lógica Assessoria Ambiental, os documentos referentes ao processo. Fizeram parte da elaboração do referido plano um Comitê formado por servidores municipais, o Conselho Municipal de Proteção do Meio Ambiente, atores sociais que representaram sindicatos, ONGs e grupos comunitários, bem como a comunidade em geral. Este documento consiste em um instrumento de planejamento que buscou diagnosticar a situação dos remanescentes de Mata Atlântica no município, descrevendo o seu grau de conservação e impactos relacionados para possibilitar o estabelecimento de estratégias de conservação, preservação e recuperação destes ambientes. O PMMA do município contempla um mapeamento georreferenciado dos remanescentes de Mata Atlântica, bem como ações a serem executadas nos próximos 10 anos.
O documento será disponibilizado no site da Prefeitura Municipal para que toda a população possa participar ativamente desde processo.